FNEbici: explosão de alegria nos corações nordestinos

Findou, recentemente, com um sucesso muito além do esperado, o primeiro Fórum Nordestino da Bicicleta (FNEbici), brilhantemente coordenado pela AMECiclo, a Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife. O FNEbici ocorreu entre os dias 29 de outubro e 01º de novembro e contou com a organização de seis entidades nordestinas.

O evento foi tão bem-sucedido que explicar seus objetivos é igual a descrever o que, de fato, aconteceu. Diversos militantes cicloativistas de diversos estados nordestinos puderam se conhecer e ouvir. Igualmente importante, o Fórum demonstrou que há excelentes vozes no nordeste, que têm muito a ensinar, para além dos debates tradicionalmente pautados pelo protagonismo – merecido e merecidamente admirado! – paulista.

Esta inédita autopercepção é suficiente para encher de alegria o coração nordestino. Acostumados a participar como telespectadores dos grandes debates nacionais, com a humildade que lhes é peculiar, perante os grandes nomes de outras regiões, nossos ativistas tiveram voz e vez. E, dessa vez, as pessoas que tanto admiramos estiveram na plateia, escutando-nos.

Foto: Ju Brainer

Foto: Ju Brainer

Assim como temos a legitimidade para falar do nordeste por vivermos nossas conquistas e mazelas, também a alegria de vivenciar o primeiro Fórum Nordestino é algo compreendido essencialmente por nós. Daí vejo a importância de criarmos nosso próprio conteúdo e valorizarmos nossa imprensa especializada regional.

Pedi licença ao Prefiro Ir de Bike – cearense e nordestino –, para dar este pontapé inicial. Espero contar com relatos de outras pessoas do nordeste sobre a emoção que foi esse grande Fórum. Com as nossas próprias palavras, podemos explicar melhor aos amigos de outras regiões por que o FNEbici é tão querido e tão importante para o nosso nordeste. E aí, desafio aceito?


Celso Sakuraba, advogado e diretor na Ciclovida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s